Aliança Diagnósticos

Exames Cardiológicos

ECG - ELETROCARDIOGRAMA

Exame que registra a atividade elétrica do coração. É realizado com um aparelho chamado eletrocardiógrafo, com 12 eletrodos ligados ao corpo, com a pessoa deitada, sem a necessidade de nenhum preparo anterior. O exame pode ser registrado de forma gráfica em papel.

Através dele podemos identificar diversas alterações como: o aumento de câmaras cardíacas, arritmias cardíacas e doenças isquêmicas do coração (infarto, angina)

ECOCARDIOGRAMA

Técnica que avalia, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho e válvulas, por meio de imagens obtidas pelo próprio equipamento. Através da técnica Doppler, é possível identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas. Sendo assim, trata-se de um exame não invasivo, entretanto, este exame é muito preciso para avaliar o músculo cardíaco, as valvas e o fluxo sanguíneo.

Este resultado é mais detalhado do que os obtidos em um raio X, afinal trata-se de um exame de ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência, criando imagens unidimensionais, bidimensionais e até mesmo em 3D.

HOLTER OU HOLTER 24H

Consiste em um eletrocardiograma contínuo e portátil por 24h. A finalidade deste exame é identificar distúrbios do ritmo cardíaco nas atividades diárias do paciente.

O exame Holter, diferentemente dos demais exames cardiológicos que são realizados em alguns minutos, é feito em no mínimo 24 horas. Um monitor é colocado na cintura do paciente, de forma não invasiva, por 24 horas ou mais.

A finalidade do exame é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente.

TESTE ERGOMÉTRICO OU TESTE DE ESFORÇO

O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cárdiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.